terça-feira, 23 de abril de 2013

Para entender a dinâmica do ERED...



Vamos lá: O XXVI ERED traz como principal tema “Direito e o mundo do trabalho”. Todos os espaços foram pensados e construídos sob uma metodologia horizontal, que preza pelo diálogo interdisciplinar entre os participantes, criando um campo fértil para debates e troca de experiências sobre o campo do Direito, dentro e fora da universidade.

CREDENCIAMENTO
Trata-se do registro dos dados do participante, conferindo seu pagamento ou isenção, para que esteja habilitado a participar do Encontro, sendo-lhe conferido crachá, pulseira de identificação, material para acompanhamento das atividades, etc.

CORERED

É o órgão consultivo, fiscalizador e deliberativo da Regional NE 1. Nas reuniões do CORERED terá direito a voz qualquer estudante de Direito e a voz e voto qualquer D.A. ou C.A. filiado à FENED, sendo que cada entidade corresponderá a um voto.

Painel I: JUDICIALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E DIREITO DE GREVE.

GRUPO DE DISCUSSÃO (GD’s)

Espaço em que os estudantes, em grupos de aproximadamente 30 pessoas, têm a oportunidade de aprofundar o debate, discutindo horizontalmente sobre os temas abordados nos painéis que os antecedem. É um momento extremamente importante para acúmulo do Encontro, na medida em que servem de base para as resoluções a serem aprovadas na plenária final.

Painel II: MUNDO DO TRABALHO E CARREIRAS JURÍDICAS: DA PRECARIZAÇÃO À TRANSFORMAÇÃO

OFICINAS

Atividades propostas e desenvolvidas por estudantes, professores ou grupos que queiram abordar temas específicos, para grupos de aproximadamente 30 pessoas. A ideia das oficinas é propiciar um espaço que possibilite modos diferentes de aprendizado, em que poderemos efetivamente experimentar os assuntos debatidos por meio das experiências práticas apresentadas. Quando pensamos em educação jurídica, é importante por vezes priorizarmos a vivência, o que só é possível se superarmos barreiras impostas e experimentarmos diferentes formas de conhecimento.

Algumas oficinas confirmadas:
- Regulamentação do trabalho doméstico
- Trabalho e direitos humanos: o MPT e o combate ao trabalho análogo ao escravo
- A Emenda Constitucional nº 45/2004 e o acordo comum no dissídio coletivo
- Segurança e saúde no trabalho
- Direitos trabalhista e sociais na Constituição de 1988
- A reforma previdenciária
- A Ordem dos Advogados do Brasil: atuação, limites e contradições  
- Tráfico de drogas e exploração do trabalho infantil
- A prostituição e a regulamentação do trabalho sexual
- Pessoas portadoras de deficiência e mercado de trabalho: entre o preconceito e a inclusão  
- Reforma agrária e trabalho no campo
- Impactos da flexibilização dos direitos trabalhistas para a juventude

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO

Este espaço visa possibilitar a troca de pesquisas relativas ao Direito, fazendo com que os debates contribuam na problematização e divulgação dessas pesquisas, que por sua vez pode fomentar a realização de novas pesquisas e/ou contribuir com nossa formação jurídica.

PLENÁRIA FINAL

A Plenária Final tem a função de apreciar e submeter à votação as propostas levantadas nos grupos de discussão do ERED, e de escolher a sede do próximo ERED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário